Elmord's Magic Valley

Computers, languages, and computer languages. Às vezes em Português, sometimes in English.

O que é uma macro e por que diabos eu usaria uma?

2019-03-23 22:21 -0300. Tags: comp, prog, lisp, hel, fenius, em-portugues

No último post, eu divaguei um pouco sobre a implementação de macros em Hel, minha linguagem de programação experimental. Neste post, pretendo explicar para um público não-Líspico o que são macros e como elas podem ser úteis. /

Árvores

Quando escrevemos uma expressão do tipo 2+3 em um programa, o compilador/interpretador da nossa linguagem de programação tipicamente converte essa expressão em uma estrutura de dados, chamada árvore de sintaxe abstrata (AST, em inglês), representando as operações a serem realizadas. Em Hel, o operador quote permite visualizar a AST de uma expressão:

hel> quote(2+3)
Call(Identifier(`+`), [Constant(2), Constant(3)])

Neste exemplo, a AST representa uma chamada ao operador +, com as duas constantes como argumento. Podemos manipular a AST para obter seus componentes individuais:

hel> let ast = quote(2+3)
Call(Identifier(`+`), [Constant(2), Constant(3)])
hel> ast.head
Identifier(`+`)
hel> ast.arguments
[Constant(2), Constant(3)]
hel> ast.arguments[0]
Constant(2)
hel> ast.arguments[1]
Constant(3)

Também podemos construir uma AST diretamente, chamando os construtores Identifier, Call, etc. manualmente ao invés de obter uma AST pronta com quote(). Assim, podemos escrever código que manipula ou gera novas ASTs, possivelmente utilizando componentes de uma AST já existente.

Agora, quando chamamos uma função, ela atua sobre o resultado dos seus argumentos, e não sobre a AST dos argumentos. Por exemplo, se eu definir uma função:

let f(x) = x

e a chamar como f(2+3), o valor de x dentro da função será 5, e não uma AST da expressão 2+3. Do ponto de vista da função, não há como saber se ela foi chamada como f(5) ou f(2+3) ou f(7-2): o valor de x será o mesmo. E se fosse possível escrever uma função que trabalhasse diretamente sobre a AST de seus argumentos? E se eu pudesse fazer transformações sobre essa AST, produzindo uma expressão diferente a ser calculada (por exemplo, alterando o significado de certos operadores ou palavras que apareçam na expressão)?

Pois é basicamente isso que é uma macro. Uma macro é uma função especial que, ao ser chamada, recebe como argumento a AST inteira da chamada, produz como resultado uma AST alternativa, que será usada pelo compilador/interpretador no lugar da AST original.

Mas pra que serve?

Em muitas linguagens, existe um comando for ou foreach para iterar sobre os elementos de uma lista. Em Python, por exemplo:

for x in [1, 2, 3]:
    print(x)

Você, programador Hel, olha para esse comando e pensa "puxa, que legal!". Infelizmente, porém, (ainda) não existe um comando análogo em Hel. Porém, nós sabemos que (1) um for nada mais é do que uma repetição mudando o valor da variável a cada iteração; (2) podemos escrever uma função que implementa essa repetição; e (3) podemos escrever uma macro que transforma uma expressão do tipo for var in list { ... } em uma chamada de função correspondente. Vamos ver como isso funciona.

1º passo: a função

Nossa linguagem atualmente não conta com nenhum comando de repetição especializado. Porém, podemos escrever uma função recursiva que recebe uma lista e uma função a aplicar e, se a lista não for vazia, aplica a função ao primeiro elemento da lista e chama a si própria sobre o resto da lista, repetindo assim a operação até que só sobre a lista vazia.

let foreach(items, f) = {
    if items != [] {            # Se a lista não for vazia...
        f(items.first)          # Aplica a função ao primeiro elemento
        foreach(items.rest, f)  # E repete para o resto da lista.
    }
}

Agora podemos chamar essa função com uma lista e uma função pré-existente para aplicar a cada elemento:

hel> foreach([1, 2, 3], print)
1
2
3

Ou podemos chamá-la com uma função anônima:

hel> foreach([1, 2, 3], fn (x) { print("Contemplando elemento ", x) })
Contemplando elemento 1
Contemplando elemento 2
Contemplando elemento 3

2º passo: a transformação

[Update (30/05/2019): O código desta seção está obsoleto. Há uma maneira muito mais simples de realizar a transformação descrita aqui nas versões mais recentes da linguagem.]

Agora o que gostaríamos é de poder escrever:

for x in [1, 2, 3] { print("Contemplando elemento ", x) }

ao invés de:

foreach([1, 2, 3], fn (x) { print("Contemplando elemento ", x) })

Para isso, vamos analisar a AST de cada uma das expressões e ver como podemos transformar uma na outra. Começando pela expressão pré-transformação:

hel> let source = quote(for var in list body)
Phrase([Identifier(`for`), Identifier(`var`), Identifier(`in`), Identifier(`list`), Identifier(`body`)])

A expressão consiste de uma frase com uma lista de constituintes. Os constituintes que nos interessam aqui são a variável de iteração (constituinte 1, contando do zero), a lista sobre a qual iterar (constituinte 3), e o corpo (constituinte 4):

hel> source.constituents[1]
Identifier(`var`)
hel> source.constituents[3]
Identifier(`list`)
hel> source.constituents[4]
Identifier(`body`)

Agora vamos analisar a expressão que queremos como resultado da transformação:

hel> let target = quote(foreach(list, fn (var) body))
Call(Identifier(`foreach`), [Identifier(`list`), Phrase([Identifier(`fn`), Identifier(`var`), Identifier(`body`)])])

Com isso, podemos escrever uma função que recebe uma AST da expressão origem e produz uma similar à expressão destino, porém substituindo Identifier(`list`), Identifier(`var`) e Identifier(`body`) pelos componentes extraídos da AST origem:

let for_transformer(source) = {
    # Extraímos os componentes:
    let var = source.constituents[1]
    let list = source.constituents[3]
    let body = source.constituents[4]

    # E produzimos uma expressão transformada:
    Call(Identifier(`foreach`), [list, Phrase([Identifier(`fn`), var, body])])
}

Será que funciona?

hel> for_transformer(Phrase([Identifier(`for`), Identifier(`var`), Identifier(`in`), Identifier(`list`), Identifier(`body`)]))
Call(Identifier(`foreach`), [Identifier(`list`), Phrase([Identifier(`fn`), Identifier(`var`), Identifier(`body`)])])

Parece um sucesso.

3º passo: A macro

Agora só falta definir for como uma macro, pondo a nossa função for_transformer como o transformador de sintaxe associado à macro:

hel> let for = Macro(for_transformer)

E, finalmente, podemos usar nossa macro:

hel> for x in [1, 2, 3] { print("Eis o ", x) }
Eis o 1
Eis o 2
Eis o 3

E não é que funciona? Ao se deparar com o for, o interpretador identifica que trata-se de uma macro, e chama o transformador associado para converter a AST em uma nova AST. No nosso caso, o transformador monta uma AST correspondente a uma chamada a foreach, com uma função anônima cujo argumento é a variável de iteração e cujo corpo é o corpo do for. A AST resultante é então executada pelo interpretador, que chama a função foreach, que itera sobre cada elemento da lista chamando a função anônima gerada, imprimindo assim galhardamente os elementos da lista.

Conclusão

Macros nos permitem adicionar novas construções à linguagem, através de funções que transformam a AST das novas construções em ASTs de construções já existentes. É basicamente uma maneira de ensinar ao compilador/interpretador como interpretar novas construções em termos das que ele já conhece.

Na versão atual de Hel, é necessário manipular e construir as ASTs manualmente. O ideal seria ter um mecanismo para facilitar a extração de componentes e construção de novas ASTs sem ter que obter e construir cada nodo individual... mas um dia chegamos lá.

Comentários / Comments (0)

Deixe um comentário / Leave a comment

Main menu

Recent posts

Recent comments

Tags

em-portugues (213) comp (147) prog (70) in-english (61) life (48) unix (38) pldesign (36) lang (32) random (28) about (28) mind (26) lisp (24) mundane (22) fenius (21) web (20) ramble (18) img (13) rant (12) hel (12) privacy (10) scheme (10) freedom (8) esperanto (7) music (7) lash (7) bash (7) academia (7) copyright (7) home (6) mestrado (6) shell (6) android (5) conlang (5) misc (5) emacs (5) latex (4) editor (4) etymology (4) php (4) worldly (4) book (4) politics (4) network (3) c (3) tour-de-scheme (3) security (3) kbd (3) film (3) wrong (3) cook (2) treta (2) poem (2) physics (2) x11 (2) audio (2) comic (2) lows (2) llvm (2) wm (2) philosophy (2) perl (1) wayland (1) ai (1) german (1) en-esperanto (1) golang (1) translation (1) kindle (1) pointless (1) old-chinese (1)

Elsewhere

Quod vide


Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.

Powered by Blognir.