Elmord's Magic Valley

Computers, languages, and computer languages. Às vezes em Português, sometimes in English.

lash status update

2015-05-14 23:42 -0300. Tags: comp, prog, pldesign, lash, life, em-portugues

Faz quase dois meses desde o primeiro commit do lash. O status do projeto é o seguinte:

No decorrer dessa última semana, o parser original, baseado na biblioteca Comparse de parser combinators, foi substituído por um parser descendente recursivo escrito à mão. Os motivos principais para a reescrita foram que a Comparse não mantém informação de linha e coluna dos elementos parseados, aparentemente não tem suporte nenhum a error reporting (o parser simplesmente "backtracka" quando se depara com um erro, até que o parser inicial backtracka e devolve #f), e o parser estava com uns comportamentos estranhos diante de algumas entradas (o que não é culpa da Comparse, mas não tinha por que eu perder tempo debugando se eu já teria que reescrever o parser uma hora ou outra pelos outros motivos citados). O handling de espaços e newlines no parser antigo também estava o caos, enquanto no atual aparentemente tudo funciona como deveria nesse quesito.

O parser novo reconhece quase toda a linguagem prevista para a "release inicial", lança exceções nos pontos certos do código ao encontrar erros de sintaxe (embora as exceções ainda não sejam muito descritiva, mas já é um começo), e armazena a linha e a coluna de cada construção nos nós da árvore sintática (com pequenos erros, mas nada difícil de resolver). O código ainda está meio crude, e tem muita coisa que ainda dá para refatorar (e.g., repetições que estão codificadas como loops explícitos ao invés de uma construção que abstraia a repetição), mas isso vai ir se resolvendo ao longo do tempo. De repente as partes mais abstratas do parser podem até virar uma biblioteca de parser combinators no futuro (com a diferença de que eu estou usando uma struct mutável e exceções ao invés de uma mônada para manter o estado do parser e indicar erros, o que seria meio unusual para uma biblioteca de parser combinators, mas whatever; ninguém disse que seriam parser combinators funcionais).

O parser novo reconhece mais construções do que o resto do shell é capaz de executar (por exemplo, pipelines, redirects, &, &&, ||, $()... em outras palavras, praticamente todas as funções do shell), o que de certa forma é bom, porque me compele a implementar as coisas que faltam. Nos últimos dias o desenvolvimento anda numa taxa mais ou menos ok (para mim), e acho que é mais ou menos realista prever uma release 0.1* mais ou menos funcional para julho. Pelo menos é (mais ou menos) isso que eu espero. Isso é bom, porque em um momento de otimismo em março eu submeti uma proposta de palestra para o FISL sobre o shell e, na vaga possibilidade de ela ser aceita, até lá seria bom o shell estar num estado usável. (Eu submeti a proposta sob a premissa de que se tudo desse errado com o shell e eu fosse aceito era só pedir para tirarem a palestra, mas a essa altura acho que isso não será mais necessário. Tudo isso assumindo que eu seja aceito, o que seria muito doido, na real.)

Comecei a usar a wiki do projeto no GitHub para fazer anotações. O plano que ela venha a conter:

Para editar a wiki é necessário criar uma conta no GitHub, aparentemente, mas acho que podemos conviver com isso. Contribuições são sempre bem-vindas.

Quanto à linguagem do shell, algumas coisas mudaram:

Durante o desenvolvimento do novo parser eu descobri um "bug" no Chicken que faz com que variáveis criadas com define dentro de um cond sejam declaradas como globais. A galera na mailing list parece ser da opinião de que isso não é um bug e sim uma feature, entretanto. Meanwhile, eu resolvi o problema no lash redefinindo o cond para wrappear as cláusulas em um (let () ...) implícito (o que cria um "scope boundary" que torna as definições locais), e de brinde ainda lançar uma exceção se nenhuma cláusula for verdadeira. Scheme, yay.

Enquanto o lash anda às mil maravilhas, o mestrado vai por água abaixo, mas isso é assunto possivelmente para outro post.

_____

* No momento eu não estou numerando as versões, mas pelo esquema de numeração previsto (<major>.<minor>.<número de commits desde o último update do minor>), estaríamos na versão 0.0.31. Parece bastante, mas é porque eu tenho o hábito de commitar loucamente enquanto estou mexendo no código.

Comentários / Comments (1)

Hacker do mal, 2015-05-15 17:54:10 -0300 #

<request> Cara, não esquece de fazer o *sohqueaocontrario
:DDDD


Deixe um comentário / Leave a comment

Main menu

Recent posts

Recent comments

Tags

em-portugues (213) comp (148) prog (71) in-english (62) life (49) unix (38) pldesign (37) lang (32) random (28) about (28) mind (26) lisp (25) fenius (22) mundane (22) web (20) ramble (18) img (13) rant (12) hel (12) scheme (10) privacy (10) freedom (8) esperanto (7) music (7) lash (7) bash (7) academia (7) copyright (7) home (6) mestrado (6) shell (6) android (5) conlang (5) misc (5) emacs (5) latex (4) editor (4) etymology (4) php (4) worldly (4) book (4) politics (4) network (3) c (3) tour-de-scheme (3) security (3) kbd (3) film (3) wrong (3) cook (2) treta (2) poem (2) physics (2) x11 (2) audio (2) comic (2) lows (2) llvm (2) wm (2) philosophy (2) perl (1) wayland (1) ai (1) german (1) en-esperanto (1) golang (1) translation (1) kindle (1) pointless (1) old-chinese (1)

Elsewhere

Quod vide


Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.

Powered by Blognir.