Neste post apresento duas pequenas gambiarras que eu descobri durante a confecção do meu PEP e TI.
O comando \includegraphics do pacote graphicx permite inserir imagens em diversos formatos, incluindo PDF. (Para usar o comando, inclua \usepackage{graphicx} no começo do seu documento LaTeX. O graphicx vem no pacote texlive-latex-base no Debian.) Por ser um formato de imagem vetorial, a qualidade do resultado normalmente é melhor do que incluir um PNG ou similar. Além disso, o \includegraphics permite inserir "recortes" do PDF, usando as opções page, clip e trim. Por exemplo, você pode usar algo como o seguinte trecho para recortar uma figura de um PDF existente e inseri-la como uma figura no documento atual:
\begin{figure} \centering \includegraphics[page=4,clip=true,trim=4cm 20.5cm 4cm 5cm]{arquivofeliz.pdf} \caption{Gráfico roubado de \cite{fulano-et-al-2014}} \label{graph1} \end{figure}
page especifica a página do PDF, clip=true habilita o recorte, e trim consiste de quatro tamanhos especificando quanto se deseja cortar fora da esquerda, de baixo, da direita, e de cima da página, nessa ordem (i.e., em sentido anti-horário começando da esquerda). Acertar os valores de trim exige um pouco de tentativa e erro. Além disso, é possível especificar parâmetros como width=15cm para redimensionar a figura. Mais informações aqui.
Isso é útil para incluir figuras de outros documentos, ou para exportar gráficos, tabelas e afins de outros programas para o LaTeX, já que muitos programas são capazes de imprimir/exportar para PDF. Você pode usar isso para importar tabelas do Open/LibreOffice Calc, por exemplo.
Às vezes as abreviações/reformatações de nomes de autor no BibTeX falham miseravelmente. Por exemplo, se você tiver no seu arquivo .bib algo como:
@ELECTRONIC{rust, title = {The Rust Reference}, author = {The Rust Project Developers}, year = {2014}, howpublished = {\url{http://doc.rust-lang.org/reference.html}}, note = {Accessed in December 2014} }
no estilo de bibliografia abnt-ufrgs (e, presumivelmente, no abntex também), a referência fica como "DEVELOPERS, T. R. P". Se você trocar por author = {Rust Project Developers, The}, a referência fica como "RUST PROJECT DEVELOPERS, T.". Provavelmente existe um jeito bonito e elegante de contornar esse problema, mas a solução suja que eu encontrei foi que se o nome do autor for colocado entre (mais um par de) chaves, ele é usado literalmente na referência (mantendo maiúsculas e minúsculas inclusive). Assim, podemos usar:
@ELECTRONIC{rust, title = {The Rust Reference}, author = {{RUST PROJECT DEVELOPERS, The}}, year = {2014}, howpublished = {\url{http://doc.rust-lang.org/reference.html}}, note = {Accessed in December 2014} }
para obter o resultado desejado. Só tem um problema: agora as referências inline com \citep{rust} e companhia aparecem como "(RUST PROJECT DEVELOPERS, The, 2014)". A solução suja que eu encontrei foi definir um alias de citação:
\defcitealias{rust}{RUST, 2014}
e citar usando \citepalias ao invés de \citep (ou \citetalias para não incluir os parênteses (mas os detalhes dependem do bibliography style usado, acho)).
(Disclaimer: talvez as normas da ABNT realmente requeiram "RUST PROJECT DEVELOPERS" ao invés de meramente "RUST" na citação, mas não fui atrás para descobrir. De qualquer forma, imagino que o "The" não deva ser incluso.)
Happy kludging.
Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Powered by Blognir.
The Ultimate Latex Authority 2.0, 2014-12-18 13:04:59 -0200 #
I am ERROR.
E eu acho que o "the" é super importante. Enfim... larga disso e escreve tudo em rtf no Word 97.