Isso aqui é tão simples que praticamente não conta como receita, mas dada a freqüência com que eu ouço gente dizer que come o Miojo puro (ou ainda, com aquele temperinho maligno (shudder)), talvez este post possa ser útil.
Atum edition: Abra a lata de atum e despeje fora o óleo/água. Despeje o atum em uma panela e deixe cozinhar por cerca de um minuto, mexendo ocasionalmente.
Guisado edition: Despeje um pouquinho assim de óleo (cerca de 5 colheres de sopa) em uma panela e deixe aquecer por uns 30 segundos. Despeje o guisado e deixe cozinhar por uns três minutos, ou até que a carne não esteja mais vermelha, mexendo ocasionalmente.
Em ambos os casos: Feitos os passos acima, despeje o molho pronto sobre a coisa toda e misture, e deixe cozinhar por cerca de dois minutos, mexendo ocasionalmente. Enquanto o molho cozinha, você pode adicionar o orégano (umas três colheres de chá, ou o quanto seu coração disser), se desejar. (Na minha experiência, o orégano fica melhor com atum do que com guisado.) Está feito.
Rendimento: o suficiente para duas porções de massa (veja adiante). Mesmo que você só vá fazer uma porção de massa, se optar pelo atum, é melhor fazer a quantidade "inteira" e guardar o que sobrar, pois atum estraga depois de aberto se não for cozido.
Use de ¾ a 1 tablete de massa, dependendo do grau de fome, para cada pessoa. (Para referência: 1 tablete = 125g; 1 miojinho = 80g). Ferva água suficiente para submergir o miojo. Despeje o miojo na água e deixe cozinhar por 5 minutos (sim, cinco; aquela história de "pronto em 3 minutos" funciona para o miojinho, mas nem tanto para o miojão), ou até que a consistência lhe agrade. Despeje a água fora e misture a massa com o molho. Divirta-se.
Você pode fazer a massa e o molho em paralelo e ganhar tempo, ou fazer primeiro a massa e depois o molho e ganhar uma panela a menos para lavar.
Há quem diga que não se deve derramar o óleo do atum na pia, pois provoca entupimento e caos e destruição. Ao invés disso, deve-se coletá-lo e entregá-lo em um daqueles lugares míticos em que se coleta óleo. (Imagino eu que derramar o óleo em uma garrafa e colocá-lo no lixo também seja uma alternativa razoável.)
Reveja o post do carreteiro. :P
Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Powered by Blognir.
Hallo!, 2013-05-06 19:53:16 -0300 #
Achei que o "carreteiro" era a edição 1 de culinária =P