Elmord's Magic Valley

Computers, languages, and computer languages. Às vezes em Português, sometimes in English.

Quenya

2013-03-26 21:11 -0300. Tags: lang, conlang, book, ramble, about, em-portugues

Nos últimos tempos eu andei não postando tanto quanto eu gostaria (o que evidentemente me torna um impostor). Isso se deve em parte porque eu queria escrever posts decentemente coesos e coerentes. Por um lado eu estava meio indeciso sobre se fazia sentido falar de certas coisas em um único post ou se deveria abordá-las separadamente, entre outras questões organizacionais. Por outro lado, eu não andava com nenhum ânimo de escrever posts coerentes.

Well, no more µµµ. Para os próximos posts, e sabe-se lá mais quantos, eu abnego qualquer pretensão a coerência. Para me sentir um pouco melhor (não que isso seja de qualquer benefício ao leitor), vou começar a taggear esse tipo de post (que não é nenhuma novidade por aqui, mas eu tento me iludir de que eles são menos comuns) com a tag ramble. Por sinal, dada a inconsistência no uso de tags nesse blog ao longo do tempo, tem uma dúzia de posts que eu vou ter que taggear retroativamente. But I digress.

Anyway.

Durante as férias, eu resolvi finalmente pegar o Senhor dos Anéis para ler. O motivo por trás disso era primariamente poder desprezar a obra do Tolkien com conhecimento de causa. You see, por motivos mui pessoais e largamente ilógicos eu me via obrigado a ter um mínimo de respeito pela obra literária do Tolkien enquanto não a lesse. Por outro lado, eu tinha cá com os meus botões que o Senhor dos Anéis não valia grande coisa; tanto quanto eu sabia da história, a parte não-maçante era a parte que tinha sido copiada da mitologia nórdica.

Anyway, eu peguei o troço para ler. O livro (e não me diga que são três livros; isso foi idéia da editora) começa com um prólogo explicando o background da história para quem não leu o Hobbit, do qual o LotR originalmente era continuação. O prólogo descreve mui detalhadamente a vida dos Hobbits, tão detalhadamente que eu resolvi dar um fast forward para o fim do capítulo, tão-somente para descobrir que aquele era apenas o primeiro capítulo do prólogo, o qual consiste de nada menos do que quatro capítulos (ou seções, como preferir; eles não são tão longos) numerados e um não-numerado. Diante desta chocante observação, eu larguei o livro de mão e fui ler o Don Quixote (coisa que há de levar um bocado de tempo ainda, já que estou lendo em espanhol, língua na qual eu não estou acostumado a ler naturalmente, e a isso se soma o detalhe de que o vocabulário usado é um tanto quanto arcaico, fora que eu não estou lendo com particular constância; but I digress).

Isso foi há um mês e um tanto. Ontem eu resolvi pegar o LotR de novo (por razões que serão esclarecidas até o fim do post), mas dessa vez eu tomei a sábia decisão de pular inteiramente o prólogo. Eu ia começar a ler a história propriamente dita, e se a coisa continuasse igualmente enfadonha, eu ia largar esse livro de mão de vez, e me contentar em zombar da obra literária do Tolkien sem conhecimento de causa mesmo. Caso contrário, eu seguiria lendo e poderia mui informadamente escrever um post aqui dizendo o quanto eu desgostei da história, e sumiria com esse peso da minha consciência.

Em um golpe fatal contra meu rico e respeitável plano, os dois capítulos que eu li até agora foram surpreendentemente agradáveis.

E é isso. Esse livro provavelmente é digno da fama que tem, e se no fim das contas a história for ruim, pelo menos haverei de conceder que o camarada Tolkien escreve muito bem. Dois capítulos é muito pouco para afirmar qualquer coisa, mas enfim. Em qualquer caso, ler esse livro vai servir para ler The Last Ringbearer depois, uma obra que me parece altamente respeitável.

Mas não é sobre nada disso que eu vim falar originalmente, como o título do post pode sugerir. O que eu vim falar é sobre a obra do Tolkien como conlanger, e esta sim eu sempre admirei. (Famosamente (ou nem tanto), uma vez o Tolkien disse que "The ‘stories’ were made rather to provide a world for the languages than the reverse".) Ontem eu caí por acaso nesta página (procurando por "no word for if" no Google (pois estava eu experimentando com a gramática da minha conlang antes de ir dormir, e estava eu meditando sobre como criar orações condicionais sem uma palavra para "se", e resolvi pesquisar no Google se havia alguma língua que fizesse as coisas mais ou menos como eu tinha em mente, e que outras possibilidades havia para se construir condicionais sem "se" (sim, eu tenho uma conlang, que esteve semi-abandonada pelos últimos cinco anos (but I digress)))), e me chamou a atenção como as frases em Quenya (lê-se "qüênia", não "kênia") soam "naturalmente bonitas". Esse não é meu primeiro contato com Quenya, mas até então, for most part, eu só tinha visto frases criadas pelo próprio Tolkien, em um contexto artístico, e aí é de se esperar que as frases tenham sido cuidadosamente construídas para soarem bem. Mas aí está uma dúzia de frases compostas por uma pessoa não necessariamente preocupada com a beleza poética da tradução de "estou dormindo, deixe sua mensagem ou ligue para XXX" em Quenya, e as frases soam surpreendentemente bem (pelo menos para mim). (Eu ia gravar um ogg com a pronúncia de algumas das frases, mas me parece que os leitores não hão de estar particularmente interessados em ouvir minha bela voz proferindo sentenças aleatórias, e ao invés disso deixo-vos com El Hombre Tolkien Himself recitando uma versão pré-LotR do poema Namárië.)

E foi depois de cair nessa página que eu resolvi tentar retomar a leitura do LotR, e assim, li os acima referidos dois capítulos antes de ir dormir, o que conclui esta mui coesa história contada in media res.

Comentários / Comments (12)

Esperanto Antauen, 2013-03-27 14:19:35 -0300 #

Esse país é muito pobre.


Marcus Aurelius, 2013-03-30 01:00:57 -0300 #

Não entendi o comentário acima...

Achei Quenya muito espanhólico sonoramente (acho que nunca tinha ouvido, mas esse ë no final me é familiar... acho que li em algum lugar que ele só existe para anglófonos não pensarem que a língua tem Es mudos no final, haha)


Vítor De Araújo, 2013-03-30 15:08:59 -0300 #

O comentário ante-acima é um trocadilho infame by Hélio. :P

Quanto ao 'ë', sim, é exatamente esse o propósito. Mas aí o Tolkien inventa que 'c' tem sempre som de [k], sacaneando anglófonos e não-anglófonos igualmente. :P


John Gamboa, 2013-04-21 19:08:11 -0300 #

Bááá... daria pra construir condicionais de vários formas sem usar "se" explicitamente:

(usemos a frase "se ela comer meu bolo, mato-a" pra comparar)

1 - podes usar cheat e dizer que "caso" não é um "se" disfarçado e aí sair falando "caso + subjuntivo" (no inglês, o equivalente talvez fosse usar o "should"):

"Caso ela coma meu bolo, mato-a"

2 - podes usar o gerúndio do verbo (normalmente o sentido fica sutilmente alterado, mas funciona):

"Comendo ela meu bolo, mato-a"

3 - dá pra usar uma coordenação aditiva (acho que funciona sempre):

"Ela come meu bolo, e eu a mato"

4 - (a que me parece mais bonita -- mas parece cheat, também) dá pra inventar uma partícula random dentro do verbo que indique o "se":

"Ela come'se meu bolo, mato-a" [ou algo do gênero]

Não consigo pensar em mais nada.

--
Aliás... em alemão, tem dois "se"s (talvez tu goste de saber):

(1) O primeiro é pra frases como

"Se ela comer meu bolo, mato-a"
(_Wenn_ sie meinen Kuchen isst, bringe ich sie um)

, em que o objetivo é "condicionalizar" a frase inteira... e é independente do verbo.

(2) O segundo parece que depende do verbo: alguns verbos requerem frases com "se", como saber, esquecer, lembrar, etc...

"Eu não sei se ela queria chá ou café"
(Ich weiß nicht, _ob_ sie Kaffee oder Tee mochte/wollte)


Vítor De Araújo, 2013-04-21 21:33:54 -0300 #

Parace que o senhor encontrou um bug no blog system novo (ele não está colocando o http:// antes das URLs); achei que eu já tinha ajeitado isso...

Interessante os dois 'se's. Em inglês dá pra usar 'whether' no lugar de 'if' no segundo caso. Em esperanto se usa 'se' no primeiro caso e 'ĉu' (a partícula que forma perguntas sim/não) no segundo. Japonês faz uma coisa tipo a tua possibilidade 4 (mas tem duas formas condicionais, e eu não sei quando usa cada uma :P).

O que eu estava fazendo na minha língua era usar um "gerúndio-but-not-quite" da vida na condição, e uma palavra explícita para o "then" na conseqüência. Algo do tipo:

Se lǽda·ne·mme·wo gālte·wese·de, an me se·mo mērke·wes.
[he/she cake·the·my·ACC eat·FUT·ADV, then I he/she·ACC kill·FUT]

(Os '·' são meramente ilustrativos e algumas simplificações foram feitas, mas a idéia é essa. :P)


Vítor De Araújo, 2013-04-21 22:39:44 -0300 #

(Caso alguém tenha curiosidade de ouvir como se pronuncia isso:

http://inf.ufrgs.br/~vbuaraujo/blog/misc/merkewes.ogg )


John Gamboa, 2013-05-23 18:41:44 -0300 #

NUSSA... tinha esquecido de vir aqui ver a resposta. Que medo dessa tua língua aí... é bem mais complexa que eu esperava. Me pergunto donde tiras as palavras e como as guardas pra poder lembrar o que já tinha significado antes e o que não tinha ainda.


Solomon, 2022-01-23 00:30:56 +0000 #

Boas notícias!!! Boas notícias!!!,
Você quer viver uma vida rica, saudável e
vida famosa? Você quer ficar rico imediatamente e sair do sofrimento? Você quer que o mundo o reconheça e o ouça? quando você fala? Você quer estar no poder e no controle? se sim, aqui
é uma boa dica - junte-se à “ORGANIZAÇÃO ILLUMINATI”, você pode pedir
“Como posso participar”, a resposta é simples, tudo o que você precisa fazer é
entre em contato conosco via WhatsApp ou e-mail (as informações de contato serão listadas abaixo) ELEVE-SE DA POBREZA.
Não hesite em nos contatar Se você precisar de nosso serviço de alguma forma

Aqui estão nossas informações de contato
E-MAIL: illuminatilight676@gmail.com
WHATSAPP E CHAMADAS: (+1 573-982-0773)



AVISO: apenas aqueles que estão interessados em se tornar um membro da igreja de Satanás podem visitar o escritório ou enviar um e-mail para o endereço de e-mail abaixo. Não entre em contato se você não estiver interessado e uma vez que você entrar em contato, não há como voltar atrás. então pense antes de entrar em contato. CUIDADO!!!


Amanda, 2022-04-18 01:08:57 +0000 #

rhood, mas para minha surpresa, ele só me pede para comprar os itens que fiz e hoje estou muito feliz em dizer ao mundo que são ricos e que conseguiram fazer muitos negócios com tudo isso, eu tenho a soma de $ 20 milhões em minha conta pessoal e também sou conhecido em todo o mundo com o acordo que os Illuminati me deram e também tenho o poder de fazer o que você quiser ... eu sei que muita gente pode estar no meu caminho também procurando ajuda aqui é o seu
whatsapp oficial: 1-(732)-314-606
e-mail oficial: greatilluminati977@gmail.com

CUIDADO COM OS ESCARPERS, VOCÊ DEVE TER 18 ANOS.


COOPER JAMES, 2022-11-18 21:49:57 +0000 #

BEST AND EFFECTIVE LOVE SPELL TO GET BACK WITH YOUR EX HUSBAND/WIFE THROUGH A POWERFUL LOVE SPELL CASTER CALLED LORD LUKE CONTACT HIM NOW FOR YOUR TESTIMONIES. CONTACT HIM ON WHATSAPP NOW +2349126523034, Email: Lordluketemple@gmail.com, https://www.lordluketemple.com/
Hello everyone, I am Cooper James , Am here to testify of a great and powerful spell caster called Lord Luke, who help me regulate my relationship and solved all the problems that's been going on in my life, I was so confused and devastated when my Husband left me without a word, I needed him back desperately because I loved him so much, So a friend of mine introduced me to this powerful spell caster who had helped her in getting her lover back, so I contacted him and he promise that in less than 24hours he will come back to me. Behold after I did all he asked to my greatest surprise my husband who had refuses to speak with me came back home and asked for forgiveness for all he had made me go through and now we are living happily together, if you have any relationship problem I will advice you contact him for your testimonies.
Below are his contact details
Email: Lordluketemple@gmail.com
WHATSAPP: +2349126523034
https://www.lordluketemple.com/


Mike Morgan, 2023-02-23 13:20:04 +0000 #

Do you need a quick long or short term Loan with a relatively low interest rate as low as 3%? We offer business Loan, personal Loan, home Loan, auto Loan, student Loan, debt consolidation Loan etc.. no matter your credit score.
Personal Loans (Secure and Unsecured)
Business Loans (Secure and Unsecured)
Consolidation Loan and many more.

Contact US for more information about Loan offer and we will solve your
financial problem. contact us via email: muthooth.finance@gmail.com
Phone number: +917428831341 (Call/What's app)


ILLUMINATI, 2023-04-18 11:28:38 +0000 #


ILLUMINATI WORLD OF RICHES, FAME AND POWERS. ARE YOU A POLITICIANS, DOCTOR, ENGINEER, BUSINESSMAN OR WOMAN SEEKING FAME, POWER, KNOWLEDGE AND WEALTH!!! THIS IS OPPORTUNITY The great Illuminati organization will make you Rich, Powerful, famous and wealthy.You can achieve all your dreams and heart desire by being a member of the Illuminati brotherhood, Long life and prosperity here on earth with eternal life and jubilation..if you really want to become a member of the great Illuminati contact us today VIA: illuminatipowerhood@gmail.com what's number +18323775150


Deixe um comentário / Leave a comment

Main menu

Recent posts

Recent comments

Tags

em-portugues (213) comp (148) prog (71) in-english (62) life (49) unix (38) pldesign (37) lang (32) random (28) about (28) mind (26) lisp (25) fenius (22) mundane (22) web (20) ramble (18) img (13) rant (12) hel (12) scheme (10) privacy (10) freedom (8) esperanto (7) music (7) lash (7) bash (7) academia (7) copyright (7) home (6) mestrado (6) shell (6) android (5) conlang (5) misc (5) emacs (5) latex (4) editor (4) etymology (4) php (4) worldly (4) book (4) politics (4) network (3) c (3) tour-de-scheme (3) security (3) kbd (3) film (3) wrong (3) cook (2) treta (2) poem (2) physics (2) x11 (2) audio (2) comic (2) lows (2) llvm (2) wm (2) philosophy (2) perl (1) wayland (1) ai (1) german (1) en-esperanto (1) golang (1) translation (1) kindle (1) pointless (1) old-chinese (1)

Elsewhere

Quod vide


Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.

Powered by Blognir.