No último fim-de-semana eu resolvi experimentar o tal do CyanogenMod. Para quem não sabe, o CyanogenMod é uma variante do Android com algumas funcionalidades extra, mantida não-comercialmente por uma comunidade de desenvolvedores.
O Samsung Galaxy 5 (a.k.a. Europa, a.k.a. GT-I5500x) não é oficialmente suportado pelo CyanogenMod. Ports não-oficiais do CyanogenMod 7 e 9 são mantidos pelos desenvolvedores do MAD Team. O port do CyanogenMod 9 (baseado no Android 4.0) ainda está em alpha, e não é recomendado para uso diário. Por outro lado, estou usando o CyanogenMod 7 (baseado no Android 2.3.7) há quatro dias e não tive problema nenhum com ele (de fato tenho tido menos problemas com ele do que com a ROM que veio com o aparelho).
As instruções no site do MAD Team apresentam duas maneiras de instalar o CyanogenMod: através do MAD Manager, um aplicativo para o Android que permite baixar e instalar as ROMs diretamente a partir do celular, sem necessidade de um PC por perto, e que parece ser totalmente excelente e fácil de usar; e através do Odin, um programa Windows-only e proprietário para flashear ROMs em aparelhos Samsung.
Por algum misterioso motivo do qual eu não me recordo (possivelmente porque não achei o MAD Manager para baixar fora da lojinha do Google, da qual eu não tenho como baixá-lo por não ter conta no Google), eu fiz a instalação de uma terceira maneira. A menos que você tenha um bom motivo, eu recomendo usar o MAD Manager, que é a maneira "oficial" recomendada pelo MAD Team para flashear a ROM. (Por outro lado, eu recomendo manter uma distância saudável do Odin, que não é lá uma criatura muito confiável.) Relato aqui o método que eu usei para caso você tenha problemas usando o método oficial.
Antes de mais nada, vá em Settings > Applications > Development e marque Android debugging. Isso permitirá que você use o programa adb para tentar salvar o dispositivo caso ocorra algum problema. Não é para ocorrer nenhum problema, mas nunca se sabe.
Feito isso, faça backup dos dados do celular (contatos e outras coisas que não deseje perder); os dados serão apagados no processo de instalação.
Os aparelhos Android-based possuem um "recovery mode", a partir do qual é possível instalar atualizações de firmware, limpar as configurações do dispositivo, entre outras coisas. O ClockworkMod Recovery substitui o recovery mode padrão do aparelho por um com funcionalidades extra, tais como criação e restauração de backups do sistema e instalação de ROMs alternativas. Utilizaremos o ClockworkMod Recovery para instalar a ROM com o CyanogenMod 7.
assert(getprop("ro.product.device") == "galaxy5" || getprop("ro.build.product") == "galaxy5" || getprop("ro.product.device") == "GT-I5500" || getprop("ro.build.product") == "GT-I5500" || getprop("ro.product.device") == "GT-I5503" || getprop("ro.build.product") == "GT-I5503" || getprop("ro.product.device") == "GT-I5508" || getprop("ro.build.product") == "GT-I5508");
(Ou use um editor de texto capaz de abrir e modificar os arquivos diretamente a partir do zip, como o Vim.)
Pronto! Você já tem o ClockworkMod Recovery instalado. (O ROM Manager possui uma opção Flash ClockworkMod Recovery que teoricamente lhe pouparia todo esse trabalho, mas aparentemente o Galaxy 5 não é suportado oficialmente pelo ClockworkMod Recovery, de modo que essa opção não funciona. Mas você pode testar e ver se tem sorte (já que podem ter adicionado suporte desde que este post foi escrito).)
E está feito. O celular deve iniciar no CyanogenMod (o primeiro boot pode demorar um pouco).
Feito isso, uma boa idéia é reiniciar em recovery mode novamente, através do ROM Manager, e fazer um backup da instalação atual, selecionando backup and restore > backup. Certifique-se de que há espaço suficiente no SD card para fazer o backup (que há de ocupar de 100MB a 200MB). É possível que você tenha que fazer outro wipe data/factory reset logo depois de instalar o CyanogenMod (as teclas Home e Search aparentemente não funcionam logo após a instalação caso um data wipe não seja feito).
Também vale observar que o CyanogenMod não vem com os aplicativos proprietários do Google (o que eu considero uma vantagem). Se você quiser os aplicativos, terá que baixá-los separadamente (use a versão para o Android 2.3.7) e instalar o pacote pelo ClockworkMod Recovery (da mesma maneira como foi feito com o CyanogenMod). Não testei o tal pacote.
Um grande problema desse procedimento é que não é possível voltar atrás: o firmware original do Galaxy 5 usa um sistema de arquivos RFS, que o ClockworkMod Recovery é incapaz de montar, e conseqüentemente de fazer backups. (Por tosquice do ClockworkMod, em verdade; ele poderia muito bem copiar o conteúdo bruto das partições, mesmo sem montá-las.) Assim, depois de instalado o CyanogenMod, não há um método simples e indolor de recuperar a ROM original. Experimentando métodos "alternativos" (a.k.a. facão) de recuperação, eu acabei destruindo o sistema do meu aparelho, o que fez com que ele congelasse no boot (i.e., ficasse soft-bricked).
A grande sacanagem é que ao contrário de outros aparelhos, o Galaxy 5 não tem uma combinação de teclas para iniciar em recovery mode, o que permitiria entrar no menu de recovery e restaurar um backup do CyanogenMod de quando tudo estava funcionando. Um procedimento trivial acaba se tornando um inferno.
A primeira coisa a se tentar é usar o adb. O adb é uma ferramenta de desenvolvimento do Android que permite acessar um celular que esteja com modo debug ativado pela USB. O adb é parte do pacote de Platform Tools do Android Software Development Kit. (Alternativamente, você pode baixar os binários para GNU/Linux desta pessoa aleatória na Internet.) Instalado o adb, conecte o celular ao PC pela USB, ligue-o, espere ele "bootar" (e congelar durante o processo), abra um terminal, vá até a pasta onde se encontra o adb, e execute o comando:
./adb reboot recovery
Se o celular for detectado, ele há de reiniciar no menu de recovery, de onde você pode tentar recuperar um backup ou reinstalar uma ROM a partir do SD card. Se ele não for detectado (i.e., o adb mostrar uma mensagem Device not found), você pode experimentar desconectá-lo e reconectá-lo e repetir o comando, e/ou executar ./adb kill-server antes de repetir o comando. Se isso não adiantar, é provável que o celular não esteja em debug mode, e portanto o adb não vai funcionar.
O segundo método é tentar carregar uma ROM com o bendito Odin. Para isso, você precisará de uma máquina com Windows. O formato das ROMs usadas pelo Odin é diferente do formato usado pelo ClockworkMod, de modo que a ROM do CyanogenMod baixada do MAD Team não pode ser usada (pelo menos não diretamente, e eu não explorei muito o formato do Odin para transformar um formato no outro; afinal eu já tinha explodido o meu sistema brincando com o formato do ClockworkMod).
Nesse momento uma de duas coisas há de ocorrer:
Se você não consegue instalar uma ROM oficial com o Odin porque o celular sempre cai em modo "sinal de alerta" logo depois da instalação, você pode se aproveitar desse fato para entrar em modo recovery. Tendo instalado o ClockworkMod Recovery, tal como explicado no método anterior, faça o seguinte:
Se você tiver outras soluções ou dicas, queira deixar um comentário.
Na União Soviética, as uvas pisam em VOCÊ!!
Primeiramente agradeço o autor pelo maravilhoso tutorial.
Segundo, para quem assim como eu estava tendo problemas com o update.zip, recomendo fazer algo que funcionou pra mim: ao editar o arquivo "updater-script" , em vez de excluir as linhas, que pra mim não deu certo, recomendo colocar o "B" e trocar o 8 pelo 0 (zero)em frente do ultimo modelo citado, ficando assim:
assert(getprop("ro.product.device") == "galaxy5" || getprop("ro.build.product") == "galaxy5" ||
getprop("ro.product.device") == "GT-I5500" || getprop("ro.build.product") == "GT-I5500" ||
getprop("ro.product.device") == "GT-I5503" || getprop("ro.build.product") == "GT-I5503" ||
getprop("ro.product.device") == "GT-I5508" || getprop("ro.build.product") == "GT-I5500B");
Comigo funcionou.
Boa sorte a todos e dúvidas estou à disposição.
Abraços
@Anderson: Opa, valeu a dica!
Amigos tenho uma ideia legal que pode ajudar vcs .. tem um programa chamado MAD manager q ja baixa a clockworkmod sem precisar mexer no update.zip ele baixa direto e a gente so precisa ter acesso root
Valeu a dica, mas é basicamente o que eu disse no terceiro parágrafo. :P
Ótima dica. Se perguntar como consegui não lembro mais. Porém, deu certo.
Cara, tu não tem ideia do quanto essa página me ajudou. Muito Obrigada.
Disponha. :D
Bom, o link de download do Clockworkmod Recovery está quebrado... :/
Aqui um link funcionando pra quem precisar
http://www.mediafire.com/file/naxc8ea1qwxaukn/recovery-clockwork-6.0.4.6-galaxy5.zip
@Jonathan: Obrigado por compartilhar o link! :) Vou corrigir o post quando estiver em casa.
Uma coisa Vitor, eu tentei instalar e deu falha, mas como estou no Windows 10, o Odin não reconhece o celular, então teria que optar forçar pela Recovery fazendo pelo adb, mas agora só existe o Android Studio e não faço a mínima ideia de como entrar no terminal pra poder colocar o comando...
Galera alguém passa o link da ROM do CyanogenMod 7 o link está quebrado.
Copyright © 2010-2023 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Powered by Blognir.
J.P. Chenet, 2013-01-25 13:18:44 -0200 #
beba mais vinho. acesse www.jpchenet.com e aproveite uma delicada seleção de bebidas feita especialmente para VOCÊ!!
Boire plus de vin. www.jpchenet.com accéder et profiter d'une délicate sélection de boissons faite spécialement pour VOUS!!