Problema: fazer o browser usar um servidor proxy para apenas alguns sites.
Solução: Existe uma tecnologia de última geração inventada pela Netscape em 1996 chamada Proxy Auto-Config (PAC). A idéia é mui simples e bella: escreve-se um arquivo JavaScript definindo uma função FindProxyForURL(url, host). Essa função recebe a URL e o hostname da página que o browser está tentando acessar, e retorna uma string especificando como o acesso deverá ocorrer:
A esse script estão disponíveis algumas funções para manipulação de URLs e hostnames, além das funções normais do JavaScript.
No meu caso, o objetivo é acessar o portal da ACM através do proxy do Instituto de Informática, para poder baixar papers, e usar uma conexão direta para todos os outros sites. O arquivo PAC fica algo como:
function FindProxyForURL(url, host) { if (dnsDomainIs(host, "dl.acm.org")) return "PROXY 127.0.0.1:3128"; else return "DIRECT"; }
De posse do arquivo PAC, basta configurar o browser para usá-lo. No Firefox, selecione Preferences > Advanced > Network > (Connection) Settings... > Automatic proxy configuration URL, e insira a URL para o arquivo (no caso de um arquivo local, algo como file:///caminho/do/arquivo.pac).
Note que você poderia escrever um script para substituir esse arquivo automaticamente de acordo com a presença de servidor(es) proxy, ou apontar a URL para um script CGI/PHP/whatever em um servidor HTTP para gerar a configuração de proxy dinamicamente.
Quem me contou foi esse povo.
Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Powered by Blognir.
vando, 2012-11-27 23:06:52 -0200 #
muito obrigador