Há umas três semanas comecei a usar um smartphone. É um ótimo aparelho, até que se tenha que usá-lo como celular.
De qualquer forma, uma das grandes vantagens do Android é que o sistema operacional por baixo de tudo é um Linux mais ou menos normal (sem GNU, todavia), e portanto é possível rodar praticamente qualquer coisa que rode em Linux/ARM em um smartphone com Android.
E se não fosse pelo teclado virtual, já teria instalado o Nethack.
As condições mínimas para diversão são um terminal e os utilitários padrão (ls, cp, grep, etc.). Existe um pacote pronto com um emulador de terminal, Busybox, e cliente e servidor de ssh e rsync. Infelizmente, esse pacote requer o Android 2.3 ou superior (no meu brinquedo, que vem com um Android 2.2, ele inicia o terminal, dá três vibradas seguidas e congela). É possível, entretanto, obter as partes separadamente elsewhere e juntá-las.
O emulador de terminal pode ser encontrado no Android Market, mas se você é pagão e não tem conta no Google, pode obtê-lo diretamente da forja. A instalação é trivial e deixada como exercício para o leitor.
Tendo o terminal, podemos instalar o Busybox. Encontrei binários pré-compilados do Busybox para o Android neste site super-confiável. Esse binário deverá ser colocado na memória principal do aparelho, já que aparentemente o Android não dá permissão de execução a binários no /sdcard por padrão. Para tanto, você deverá se tornar root do mal, o que exige um equipamento rooteado. Obtive meu smartphone de segunda mão, e ele já veio rooteado, mas guias de como rootear não faltam. Assumindo um aparelho já rooteado:
for i in $(./busybox | ./busybox sed -n 's/,//gp' | ./busybox sed 1d); do ln -s busybox $i; done
Pronto! A partir de agora, quando você iniciar o terminal, o Busybox abrirá automaticamente, e os comandos nele contidos estarão disponíveis.
Por último, instalemos o Dropbear, um cliente/servidor de ssh más pequeño del mundo. Os binários podem ser obtidos aqui (link no final do post). Baixe-o e faça o seguinte:
E está feito! Agora você já pode derrubar a Internet de onde quer que você esteja.
Copyright © 2010-2023 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Powered by Blognir.
Deivid R. Nogueira, 2013-10-30 22:19:15 -0200 #
Muito Interessante, e a resposta que estava procurando.... Muito obrigado