Hoje fiquei sabendo desse tal de manuscrito de Voynich. Trata-se de um livro escrito por volta do século 15, em um sistema de escrita maluco, com ilustrações de plantas inexistentes e outras maravilhas. Até hoje não se conseguiu decifrar o livro com qualquer certeza. Há quem diga que o livro é um hoax, sem sentido nenhum. O mais interessante dessa história é que o livro apresenta ao mesmo tempo características que indicam uma língua natural (e.g., distribuição estatística dos caracteres, regras aparentes quanto aos lugares em que certos caracteres podem aparecer em uma palavra) e características de um texto cifrado. Se é um hoax, foi preocupantemente bem feito, e o autor merece três estrelinhas. (Aliás, estrelinhas não faltam no livro, propriedade que há quem compare com obras de glossolalia.)
Ainda não li muito sobre o assunto. Para mais informações, consulte sua glândula pineal.
@Marcelo R.: É uma idéia interessante, mas por Tutatis, que textinho annoying de ler. :P Primeiro pelo tom de "ah, isso é óbvio" que o cara usa pra tudo, e segundo pelas menções de "plágio" entre autores clássicos e medievais, que pra mim parece uma acusação anacrônica (acredito que copiar trechos de outros autores era praxe na época, mas eu posso estar enganado).
Mas vamos ver se disso sai um deciframento definitivo.
Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Powered by Blognir.
Marcelo R., 2017-09-08 12:27:17 -0300 #
Mais uma tentativa, essa parece bem promissora:
https://www.the-tls.co.uk/articles/public/voynich-manuscript-solution/