O artigo sobre o uso do User-Agent para tracking me levou por um passeio seguindo os links de artigos relacionados pelo site da EFF. Recomendo que você faça o mesmo. Resolvi experimentar alguns dos addons recomendados neste artigo, além de alguns outros addons relacionados que encontrei pelo caminho. São eles:
Com exceção do último, todos esses addons estão nos repositórios do Debian/Ubuntu, de modo que para instalá-los basta um comando: apt-get install xul-ext-cookie-monster xul-ext-noscript xul-ext-requestpolicy. Depois disso, basta reiniciar o Firefox. O outro addon pode ser baixado do site da Mozilla.
No início, usar esses plugins é um pouco inconveniente: deve-se liberar cada site confiável que se visita da primeira vez. Porém, isso é um termo constante e não afeta a complexidade assintótica da navegação (ou quase). (Por outro lado, o Smart Referer é totalmente invisível e não afeta em nada a navegação, portanto não há desculpas para não usá-lo.)
Outro inconveniente que encontrei é que o RequestPolicy pede confirmação para redirecionamentos de páginas, que em geral são inofensivos [citation needed], e não há uma opção para liberar redirecionamentos para todos os sites por padrão.
Como ponto positivo, se carrega menos porcarias ao acessar uma página, o que pode ter um efeito significativo quando se está usando um 3G da vida. (Além do benefício à privacidade, obviamente.)
No más.
Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Powered by Blognir.