Há séculos tenho problemas como dor e ardência nos olhos por exposição a computadores. Neste primeiro post útil, apresento-vos o conhecimento que adquiri em minha saga para tornar menos agressiva à visão a experiência de ler por oito horas seguidas em uma tela de computador.
Minha primeira observação é quanto ao grau de agressividade de diferentes monitores. Quando eu usava um monitor CRT, há muitos milênios, acreditava que um monitor LCD me faria menos mal aos olhos. Não é fato: a diferença primária é que enquanto o monitor CRT me fazia os olhos arderem, o LCD me faz doer. Mesmo usando uma proteção de tela (daquelas de vidro, que se costumava usar com monitores CRT), o problema persiste. De fato, o melhor monitor que já usei na vida foi um monitor CRT monocromático de 10 polegadas, que infelizmente não tenho mais.
Por falar em monitores: a configuração ideal de brilho e contraste tende a ser 50% e 100%, ou 40% e 80%, respectivamente.
A segunda observação é que ler em semi-branco no fundo preto é mais confortável do que ler em preto no fundo branco. E ler com uma fonte de largura fixa (como Fixed) é melhor do que com fonte de largura variável (como Helvetica). Por essa razão, em geral eu prefiro ler textos longos em um terminal; e por essa razão, sempre procurei um meio de inverter as cores da interface gráfica. Eis o que descobri nesse sentido:
Há algumas semanas resolvi tomar uma atitude drástica e criar um tema para a GTK com cores "apropriadas". A documentação do formato dos arquivos gtkrc é bastante parca, mas não é difícil pegar pedaços de temas existentes e alterá-los até a morte. O Frankenstein resultante se encontra aqui, e pode ser posto em funcionamento usando o comando gtk-theme-switch2.
Voltando à questão das fontes: a fonte que eu considero melhor para ler textos longos é a Fixed 14px, uma fonte bitmap padrão do X (de fato a fonte principal: o X não carrega sem a Fixed). Em algumas distribuições modernas, tais como Ubuntu, as fontes bitmap vêm desativadas por padrão para aplicativos que usam a fontconfig (muito embora as fontes estejam presentes). Ativá-las consiste em pôr alguns arquivos em seus respectivos lugares (como root):
# cd /etc/fonts/conf.d # rm 70-no-bitmaps.conf # ln -s ../conf.avail/70-force-bitmaps.conf
Atualmente estou usando a Fixed não só para o terminal, mas também para o Firefox e o Pidgin, e a experiência tem sido boa.
Mais informações sobre o assunto são muito bem-vindas.
Ola,baixei o xpdf e nao consigo instalar no win 7 64bits,fui no prompt mas sem sucesso,voce poderia me dar uma dica?obrigado.
Nunca usei o Xpdf no Windows... :-/
Obrigado,mas tem a versao sim.vou pesquisar mais.gostei do blog.Desculpa a repeticao da pergunta,toda vez q reiniciava o browser ele reformulava.
Obrigado. :D
Eu vi que tem versão pra Windows (realmente não sabia), mas não tenho Windows aqui pra testar...
E já tá na hora de fazer o blog detectar comentários duplicados mesmo... :P
Obrigado. Há muito tempo vinha procurando algo que invertesse as cores do sistema, que também me causava muitas dores nos olhos, além da ardência. Gostaria de observar, ainda que ao manter a tecla Super ("janelinha") pressionada e apertar +, ativa-se a lente de aumento (pelo menos no Elementary os, que estou usando). Mais uma vez obrigado e parabéns pelas dicas.
Fico feliz de o post ter sido útil. :)
By the way, não conhecia o Elementary OS. Vou dar uma olhada!
Copyright © 2010-2023 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
Powered by Blognir.
thiago santos sobrinho, 2012-11-22 12:03:14 -0200 #
funcionou zerado. Mas ANTES tive que instalar o xcalib, ele não é default do sistema!