Anarquia Teocrática

Dados axiomas suficientemente estapafúrdios, tudo faz sentido

Da reação diante da visão por parte daqueles que viram

2014-02-22 04:59:30 +0000. Tags: sidartânia

Trinta quilômetros do ponto de onde a espantosa rocha erguia-se discretamente no firmamento, uma pequena colina servia de assento para três figuras silenciosas de barbas brancas e compridas e vestes escuras e longas. Era o ponto mais alto da Poligônia, um pequeno vilarejo onde todos se distraíam entre as festividades da noite de equinócio, ao som das violas anisomórficas e das vozes das jovens aldeãs. Todos exceto os três, que cuidavam atentamente os astros.

Quase imperceptivelmente, um pequeno ponto claro fez-se vagamente visível na abóbada celeste. Um dos três ergueu-se, para melhor observar.

"É nóis?", proferiu um dos que permaneceram sentados.

"Como é que é?", perguntou o terceiro.

"É ele", afirmou em voz baixa o primeiro, que parecia alheio à realidade terrena. "Tudo o que os anciãos disseram era verdade." Os outros se levantaram. A mancha luminosa permaneceu no céu por um não muito longo instante, e desapareceu.

"E agora?", perguntou o terceiro.

"Agora teremos que partir. E logo, pois é questão de uma ou duas auroras até eles atingirem a Torre de Réaumur."

"E como diabos vamos chegar lá antes deles?", perguntou o segundo. "Vamos levar no mínimo uma semana até lá."

"Não chegaremos primeiro, o que é uma lástima, mas não chega a ser um problema, desde que cheguemos em tempo. E não levaremos uma semana. Não se nós empregarmos o Método."

"O Método?", exclamaram os outros dois.

"Sim, o Método. É difícil e arriscado—"

"Muito arriscado!", exclamou o segundo.

"—, mas não temos coisa melhor. Teremos que consultar os velhos livros e recitar as longas tradições. Vinde! Desfrutemos pelos poucos instantes que temos da noite de equinócio, e apazigüemos nossos ânimos. A noite será longa."

Comentários / Comments (1)

Rian dos Anjos Ekdalberto, 2014-02-23 23:30:17 +0000 #

Eu acho que é uma metáfora muito boa para o que andamos vendo na sociedade brasileira. Cada um dos homens representa uma facção diferente, a saber, black blocks, polícia e ultra-religiosos, tentando encontrar sua própria maneira para resolver os problemas existenciais e sociais que os afligem - ou seja, usando 'O Método'. Parabéns, amigo. Excelente reflexão e capacidade de abstração para falar de um tópico tão atual e que tanto nos diz respeito, embora muitos o neguem.

Grande abraço! Passo a seguir o blog desde já.


Deixe um comentário / Leave a comment

Main menu

Posts recentes

Comentários recentes

Tags

sidartânia (5) whatever (3) poema (3) neither (3) logos (1) meta (1)

Elsewhere

Quod vide


Copyright © 2013-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.

Powered by Blognir.