Elmord's Magic Valley

Computers, languages, and computer languages. Às vezes em Português, sometimes in English.

Logar como root: por que não?

2012-03-27 23:14 -0300. Tags: comp, unix, security, em-portugues

Há um bom tempo atrás eu li um cara argumentando que logar como root não é necessariamente ruim. Na época não pensei muito sobre o assunto, mas agora acho que o camarada tem razão. Em uma máquina com múltiplos usuários, ou um servidor, é importante proteger os dados de um usuário dos outros, e proteger o sistema dos usuários. Mas em um sistema com um único usuário, as vantagens de usar um usuário comum ao invés do root são de mínimas a nulas.

Ameaças à segurança do sistema incluem:

O que isso nos demonstra é que os mecanismos de segurança tradicionais do Unix são largamente inúteis nos ambientes atuais. Eles não me permitem dar direito a um programa de ler seus arquivos de configuração sem também dar direito de apagar meus arquivos pessoais, nem dar direito a um programa de alterar o relógio do sistema sem também dar direito de formatar o disco. Em um mundo ideal, quando eu dou um comando do tipo cp whatever.txt /home/docs/text/, o programa cp deveria receber não strings, mas sim handlers referindo-se ao arquivo e ao diretório em questão, e só teria acesso a esses dois itens, através dos handlers, e a mais nada. (Integrar isso em uma interface gráfica e garantir acesso a arquivos de configuração e outros recursos implícitos sem causar a loucura do usuário é deixado como um exercício para o leitor.) Essa é a idéia de segurança por capabilities (não confundir com as capabilities de mortal do POSIX).

Ainda não me convenci a me logar sempre como root, mas estou em vias de. Contrapontos são bem-vindos.

Unix is dead. Long live Unix.

[* Ok, um possível objetivo de adulterar o sistema é tornar futuros ataques invisíveis, coisa que não é em princípio possível sem acesso de root. Hmmrgh.]

[P.S.: O primeiro que reclamar do "há um tempo atrás" será sumariamente apedrejado.]

Comentários / Comments (1)

Marcus Aurelius, 2012-05-29 13:17:38 -0300 #

(Comment spree! Não sabia que tinha tantos posts novos no teu blog!)

Pois é! Essa separação de poderes entre root e usuários normais fica muito estranha quando, seja por design ou por distração, o uso de root (ou setuid root) para fazer coisas “avançadíssimas” como tocar um som, ler uma mídia externa, alterar a hora, ou desligar a máquina. Tudo bem, não é qualquer um que pode mandar um comando para desligar o servidor remoto, mas na minha máquina doméstica não faz sentido ter essa proteção! Enquanto isso, os arquivos pessoais continuam legíveis a qualquer programa...


Deixe um comentário / Leave a comment

Main menu

Recent posts

Recent comments

Tags

em-portugues (213) comp (148) prog (71) in-english (62) life (49) unix (38) pldesign (37) lang (32) random (28) about (28) mind (26) lisp (25) fenius (22) mundane (22) web (20) ramble (18) img (13) rant (12) hel (12) scheme (10) privacy (10) freedom (8) esperanto (7) music (7) lash (7) bash (7) academia (7) copyright (7) home (6) mestrado (6) shell (6) android (5) conlang (5) misc (5) emacs (5) latex (4) editor (4) etymology (4) php (4) worldly (4) book (4) politics (4) network (3) c (3) tour-de-scheme (3) security (3) kbd (3) film (3) wrong (3) cook (2) treta (2) poem (2) physics (2) x11 (2) audio (2) comic (2) lows (2) llvm (2) wm (2) philosophy (2) perl (1) wayland (1) ai (1) german (1) en-esperanto (1) golang (1) translation (1) kindle (1) pointless (1) old-chinese (1)

Elsewhere

Quod vide


Copyright © 2010-2024 Vítor De Araújo
O conteúdo deste blog, a menos que de outra forma especificado, pode ser utilizado segundo os termos da licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.

Powered by Blognir.